Restaurante Xuva´ / Mecate Studio

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior, JardimRestaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de ExteriorRestaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de ExteriorRestaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior, JardimRestaurante Xuva´ / Mecate Studio - Mais Imagens+ 9

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Mecate Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Zaickz Moz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Archicad, Llano de la Torre, Murart
  • Arquitetos Responsáveis: Abraham Buenrostro, Cipactlic Casas, Sebastián Monjarás, Fernando Lúa, Ingrid Ábrego
  • Cliente: Xuva´ restaurante
  • Engenharia: German de la Rosa Ortiz
  • Paisagismo: Mecate Studio
  • Colaboradores: Mecate Home
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Ribera encontra-se dentro de um edifício histórico que data do final do século XIX, no coração de um bairro tradicional mexicano seu nome é Santa María la Ribera, na cidade do México.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz
Planta
Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

A casa é constituída por duas galerias, a da frente encontra-se protegida pelo Instituto Nacional de Belas Artes devido ao seu valor cultural e histórico; a segunda estende-se ao longo da propriedade com um pátio tradicional lateral daquela época.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Zaickz Moz

A mansão “Casa Ribera” contém o restaurante XUVA’, o gabinete de design de téxteis “Balmaceda Studio”, a galeria “SAQ”, a loja de arte e desing “Mecate Home” e, por fim, o gabinete de arquitetura e design “Mecate Studio”. Este espaço foi concebido para a disseminação e criação de arte e cultura de diferentes disciplinas, gerando familiaridade entre o visitante e o artista.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Zaickz Moz

O primeiro desafio de design foi salvar a estrutura espacial original e restaurar a força tectônica das grandes paredes visto que os espaços sofreram múltiplas alterações ao longo do tempo, assim como restaurar e evidenciar os seus elementos de ornamento.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Zaickz Moz

O restaurante XUVA’ surge em resultado de uma viagem com o chef cozinheiro Juan Aquino até à sua adorada terra natal na costa de Oaxaca, nós criamos um espaço que foi uma alegoria para a rica e colorida comunidade Mixteca-Tacuate, um lugar que invoca a área montanhosa de Santa María Zacatepec.

XUVA’ ocupa o pátio lateral da casa no antigo estacionamento, um espaço estreito e comprido, enquanto uma estrutura de pedreira original serve como elemento anunciando a entrada para um novo espaço interior aberto, um lugar que convida você a mergulhar nele.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Zaickz Moz

O espaço entre o telhado translúcido e o teto verde serve de “chamber” térmico que climatiza o restaurante. Ao mesmo tempo, a estrutura contém o jardim orgânico onde alguns dos ingredientes usados nos pratos são cultivados.

Cada um dos elementos do projeto foi desenhado e produzido especialmente para o XUVA’, o chão em mosaico feito à mão à base de barro que alude a sombra das árvores, as mesas em granito polido que contêm o reflexo do céu que pode ser visto entre a vegetação intrincada do seu teto arbóreo, as cadeiras em metal e couro, bancos que transmitem uma sensação de casa através do toque, e a louça em cerâmica de alta temperatura que louva a mão que transforma o material.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Interiores, Pilar
© Zaickz Moz

Um espaço de proporções intimistas que o envolve na sua vegetação exuberante, cores radiantes e materiais puros e expressivos. Um espaço que quebra com a velocidade da cidade e o transporta para a tranquilidade da costa de Oaxaca numa atmosfera de calor e frescura.

Restaurante Xuva´ / Mecate Studio - Fotografia de Exterior
© Zaickz Moz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Salvador Díaz Mirón 128, Sta María la Ribera, Cuauhtémoc, 06400 Cidade do México, CDMX, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Xuva´ / Mecate Studio" [Xuva´ restaurante / Mecate Studio] 24 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935928/restaurante-xuva-mecate-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.